Dossiê: A Revolução Alemã (1918)

A propósito da experiência autogestionária na Alemanha entre os anos de 1918 a 1923, o portal Crítica Desapiedada preparou um dossiê com diversos artigos, documentos, entrevistas e livros disponíveis em português.

“Em 1918, na Alemanha, o slogan revolucionário do proletariado era “Todo o poder aos conselhos operários”. Contudo, este slogan não tem sentido senão quando o poder dos conselhos for a expressão da vontade unificada das largas massas operárias – sim, de toda a classe operária. A unidade de toda a classe operária na vontade e na ação é o solo sobre o qual se ergue o poder dos conselhos operários. Para tal, não basta que largas massas, em situações extremas, ponham fim à sua própria ação em condições tornadas insustentáveis. Foi o que fizeram em 1918, o que apenas conduziu ao fim da guerra. É preciso somar-lhe a vontade firme de reconstruir a sociedade e de regularizar as relações humanas no quadro dessa nova sociedade.”
Paul Mattick, Os Conselhos Operários e a Organização Comunista da Economia.


Artigos – Marxismo Autogestionário Brasileiro

Artigos – Comunismo de Conselhos

Artigos

Debates históricos no calor do momento: Comunismo de Conselhos, Revolução Alemã, III Internacional e Crítica ao bolchevismo

Documentos Históricos (KAPD, KAI, AAAU-E)

Entrevistas

Livros

Mapa Interativo dos Conselhos Operários (1917-1927)

Franz Wilhelm Seiwert (1894-1933).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*