Capitalismo e Racismo – Nildo Viana
A questão racial vem sendo abordada sob as mais variadas perspectivas teóricas, mas poucas são as análises marxistas a seu respeito.
A questão racial vem sendo abordada sob as mais variadas perspectivas teóricas, mas poucas são as análises marxistas a seu respeito.
Pensar a militância, o compromisso dentro de organizações revolucionárias é uma necessidade premente de nossos dias, visto que seu aumento é uma tendência crescente na atualidade.
Ensaio escrito por Cornelius Castoriadis em 1963 como uma introdução à tradução francesa da “Oposição Operária” de Kollontai. Traduzido e publicado pelo Solidarity (Londres) em março de 1967.
No atual caos de informação, desinformação, medo do desastre e desejo pela vida, são nas tentativas de criar uma nova forma de vida, não de preservar ou reviver uma antiga, que devemos nos focar.
Castoriadis nos relata que começou por colocar em questão um certo número de teses de Marx e que, ao fim (“ao sétimo dia as muralhas colapsaram”), é o marxismo em seu conjunto que não pareceu mais poder permanecer como a teoria revolucionária do nosso tempo.
O presente texto discute a ideia defendida por muitos pesquisadores que se dizem “marxistas”, segundo a qual haveria uma ruptura entre o “jovem Marx” e o “Marx da maturidade”, derivando daí a estranha tese de que o “jovem Marx” não era “marxista”.
Anton Pannekoek é um dos principais expoentes do Comunismo de Conselhos.
O objetivo do presente texto é mostrar a nudez de Darwin, ou seja, fazer como a criança do conto de Andersen, A Roupa Nova do Imperador, ou seja, revelar que Darwin, tal como o rei, está nu.
O surpreendente – até mesmo previsível – “golpe” tentado em Washington, DC em 6 de janeiro de 2021, realizado por seguidores do psicopata na Casa Branca, concedeu uma dimensão política à questão do pensamento conspiratório.
Copyright © 2025 | WordPress Theme by MH Themes