Live Crítica Marxista: Marxismo e Partidos Políticos – Rubens Vinícius

No sábado, dia 10 de outubro, realizamos um debate com o militante autogestionário Rubens Vinícius sobre “Marxismo e Partidos Políticos”. A live fez parte das atividades virtuais realizadas pelo Portal Crítica Desapiedada, visando a formação marxista nesse período de quarentena.

Data: 10/10
Horário: 15 Horas
Ative o lembrete da Live em nosso canal do Youtube:
Link

Sinopse:

A presente atividade de formação tem por objetivo apresentar os elementos centrais da relação entre marxismo e partidos políticos. Num primeiro momento, será exposta brevemente a relação de Marx com os partidos políticos de seu tempo, evidenciando sua crítica e o modo com entendia tal organização.
Em seguida, serão apresentados o processo de formação e origem dos partidos políticos, culminando com o conceito de partido político. Aqui a principal referência será a obra O que são partidos políticos?, de Nildo Viana, principal representante do marxismo autogestionário.
Na terceira parte, iremos focalizar a discussão sobre marxismo e a questão do partido. Para tanto, retomaremos as posições de Marx e suas diferenças para com o “velho Engels”, passando pelo embate entre Lênin e Rosa Luxemburgo (partido de vanguarda x partido de massas), a crítica inicial dos comunistas de conselhos e sua atualização e desenvolvimento pelo marxismo autogestionário.
Com isso pretende-se evidenciar o processo irreversível de burocratização dos partidos políticos, seus vínculos indissociáveis com a reprodução da sociedade capitalista, bem como a necessidade de superação desta forma organizacional por intermédio da criação e generalização de organizações autárquicas aliadas ao projeto autogestionário.

Para mais informações sobre o palestrante:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*