GCI (Grupo Comunista internacionalista) (1978-2019)

http://www.gci-icg.org/portuguese/index_portuguese.html
https://archivesautonomies.org/spip.php?rubrique440#nb1

O GCI foi um grupo proletário que, desde a década de 1980, publicou sua revista em vários idiomas. Compilamos aqui todas as edições da revista Comunismo, “órgão central em espanhol do Grupo Comunista Internacionalista”. Em suas quase 70 edições, encontraremos posições revolucionárias sobre diferentes tópicos, especialmente as questões da crítica da economia política, bem como relatos de lutas proletárias em diferentes regiões.
Qualquer pessoa que tenha lido os Cuadernos de Negación já deve ter notado as citações desses companheiros. Isso se deve à importância de seus materiais em nossa trajetória, mas devemos acrescentar que há muito debate e correspondência sobre a crítica do trabalho, da democracia, do Estado, do antifascismo e de tantas outras questões importantes que chegaram às nossas páginas.
Devido à dificuldade de encontrar a coleção completa da revista há alguns anos, disponibilizamos aqui todas as suas edições. Isso é necessário devido à extensão e à importância do material.
Revista Comunismo

Artigos em Português

Artigos da Revista Comunismo em Espanhol [Índice com Todos os artigos Publicados em Espanhol na Revista Comunismo]

Artigos da Revista Comunismo em Francês


Quem Somos Nós? [Qui sommes-nous ?]

(…) O Grupo Comunista Internacionalista (GCI) existe desde 1978.
Publicamos revistas centrais em francês, alemão, inglês, árabe, espanhol, húngaro, curdo e português. Também temos textos em grego, persa, russo, servo-croata e turco.
Nosso pequeno grupo não tem uma realidade nacional. Ele não está vinculado a nenhum país e não se refere à história de nenhuma nação.
No início, houve a centralização de um punhado de ativistas de diferentes continentes, que falavam idiomas diferentes e que, com base em experiências muito diferentes de lutas e reflexões sobre as derrotas dessas lutas, queriam reunir suas convergências políticas. Ao nos reapropriarmos de experiências passadas, ao criticarmos coletivamente a democracia, o legalismo, o parlamentarismo, o pacifismo, o sindicalismo etc., fomos levados a elaborar um conjunto de declarações programáticas que expressam cada vez mais a ruptura com todas as expressões do capitalismo.
Como o conteúdo político de nossas rupturas era comum, decidimos formalizar nossas discussões e polêmicas em uma estrutura organizacional comum e nos definimos como o “Grupo Comunista Internacionalista”.
“Grupo” – Ao nos constituirmos como um grupo, tudo o que fizemos foi manifestar mais uma vez a vontade histórica dos proletários revolucionários de se organizarem em uma força, de se centralizarem em um partido. Se não nos declaramos um “partido” hoje, é porque sabemos que a verdadeira constituição do proletariado como classe (e, portanto, como partido) não depende de uma autoproclamação pomposa, mas de um salto material no confronto social com o capital, o Estado e a burguesia. Buscamos existir como o núcleo internacional da centralização do proletariado e, nessa capacidade, participamos dos esforços das minorias de vanguarda para centralizar a comunidade de luta existente no mundo.
“Comunista” – Em todos os períodos da história, todas as facções da burguesia – versalheistas, fascistas, republicanos, stalinistas, liberais, etc. – se enfureceram contra o espectro que recorrentemente assombra o mundo capitalista: o comunismo. Mas os revolucionários nunca se impressionaram com a enxurrada de insultos e falsificações constantes lançadas contra eles ao longo da história, e nosso modesto grupo também não. O comunismo – a comunidade humana, o ser coletivo, a sociedade sem classes – continua sendo a perspectiva pela qual lutamos apaixonadamente. E é como comunistas que, diante da catástrofe capitalista, diante da ditadura do lucro e do dinheiro, diante da degradação permanente de nossas condições de vida, exigimos em alto e bom som a abolição desse mundo de morte, a abolição da propriedade privada, do Estado, da exploração do homem pelo homem. Junto com nossos companheiros na história e em todo o mundo, reafirmamos a necessidade de uma sociedade sem classes, sem dinheiro, sem trabalho, onde a livre disposição do tempo e das coisas constitua o único campo de realização da atividade humana.
“Internacionalista” – Cientes da redundância com “comunista”, se nos caracterizamos como “internacionalistas”, é sobretudo para insistir no fato de que o comunismo, como movimento, exclui de sua origem o país, a nação, a luta nacional. Para o nosso grupo, isso se reflete no fato de que nos organizamos diretamente em nível internacional. Não nos estabelecemos primeiro como um “partido nacional” e depois nos abrimos para a “internacional”. Criamos um órgão central, traduzido em diferentes idiomas, mas que sempre lida com os interesses gerais do movimento, que aponta a homogeneidade das condições de exploração do proletariado em todo o mundo e destaca o que é comum a todas essas condições: a realidade global do capital e, portanto, do proletariado e, portanto, das condições para alcançar o comunismo.
Em outro nível, o termo “internacionalista” também nos permite distinguir-nos das diversas variantes contrarrevolucionárias disfarçadas de comunistas (stalinistas, trotskistas, maoístas, bordiguistas etc.) que, em seu apoio mais ou menos vergonhoso a uma ou outra nação dita revolucionária, permitiram que a ideologia dominante ainda hoje confundisse o comunismo com o capitalismo pintado de vermelho desses países ditos “socialistas”.
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Portanto, é como um Grupo Comunista Internacionalista que escolhemos, há mais de vinte anos, conduzir nossas discussões internacionais. A fim de nos reapropriarmos da história – o programa comunista -, é muito natural que tenhamos centrado nossas pesquisas e discussões em torno do maior momento de ruptura que nossa classe produziu até hoje: a onda revolucionária internacional de 1917-1923. Testemunha desse trabalho coletivo e dos debates apaixonados que ele suscitou são os muitos textos em nossas revistas que tentam tirar lições, sem prioridades ideológicas, da revolução e da contrarrevolução na Rússia, Alemanha, Hungria, América etc. durante esse período.
Mas, além da centralização dessa discussão internacional sobre 17-23, nossas revistas combatem as ideias dominantes e tomam posições em todas as questões: críticas à ciência, ao trabalho, à economia, à filosofia, textos contra o Estado, reprodução de textos históricos de nossa classe (“memórias dos trabalhadores”), posições sobre eventos atuais, polêmicas históricas…
É claro que é impossível descrever aqui a essência das lições que tiramos da história e, mais ainda, o conteúdo de nossas posições, mas nossas resenhas, nossos textos, nossos folhetos… descrevem suficientemente como:

  • O comunismo, uma sociedade sem classes, obviamente não significa o fim da história, mas o início da história consciente da raça humana;
  • o capitalismo, por sua essência universal e pela simplificação das contradições de classe, cria as condições para sua negação, as condições para o comunismo e a força social que o imporá: o proletariado;
  • a ditadura revolucionária de nossa classe abolirá todos os estados e impedirá qualquer tentativa de restaurar a ditadura do valor;
  • a democracia não pode ser reduzida a uma forma de dominação capitalista, mas constitui a substância da ditadura burguesa;
  • o movimento comunista se opõe a todos os partidos burgueses de “direita” ou “esquerda”, ao parlamentarismo, ao sindicalismo e a todas as forças para a manutenção da paz social;
  • a afirmação comunista é a negação de toda a sociedade atual, a negação da propriedade privada, do dinheiro… mas também do trabalho, da escola, da família, da ciência…

Para dar uma visão geral de nossas contribuições, publicamos recentemente um resumo geral dos artigos publicados em nossas revistas em francês e espanhol. Essa brochura está disponível mediante solicitação em nossos endereços centrais (caixa postal ou e-mail).
Além de nossas revistas centrais regulares, em 1989 também publicamos nossas “Thèses d’orientation programmatique” em espanhol, francês e árabe; a versão em inglês foi publicada em 1999. Essas teses representam uma tentativa de sintetizar a discussão internacional e a crítica comunista que realizamos desde a nossa fundação. Nosso objetivo não era elaborar mais uma versão de algum texto sagrado, mas oferecer um “instantâneo”, um momento no trabalho coletivo contínuo de restauração programática que realizamos. Como inimigos de qualquer bíblia, nossa única preocupação ao propor esse tipo de documento é procurar delimitar cada vez mais precisamente a prática comunista de romper com a sociedade capitalista. Nossas teses buscam expressar o movimento real de abolição da ordem estabelecida; elas são, portanto, obviamente imperfeitas e incompletas, e permanecerão assim até que a própria revolução tenha colocado em prática (e, portanto, também lançado luz sobre) os prazeres de uma vida sem dinheiro, sem classe e sem o Estado.
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O sectarismo é uma característica dos tempos de paz social, e até mesmo os grupos militantes acham difícil escapar da lógica competitiva insana de uma sociedade baseada na divisão e na guerra de todos contra todos. Conscientes das dificuldades atuais e para combater o sectarismo, estamos tentando (como fazemos em nossos debates internos) destacar sistematicamente nossas convergências dentro da comunidade internacional de luta.
E é também com esse espírito que conclamamos todos aqueles que continuam a rejeitar um mundo baseado na exploração do homem pelo homem a se apropriarem de nossos textos, a reproduzi-los e distribuí-los, a considerar nossas resenhas como suas. Resultado de um trabalho coletivo, nossos textos não são propriedade de ninguém em particular; eles são propriedade de uma classe que vive, que luta para abolir sua própria condição de explorada e, portanto, toda classe, toda exploração.
Como os revolucionários que nos precederam, vemos nossa imprensa como um meio indispensável de propaganda revolucionária, de organização coletiva, de aprofundamento programático, de agitação.
Nosso único desejo é que nossos textos sejam submetidos a uma leitura militante, que sejam discutidos, criticados e confrontados com outras posições, a fim de distinguir claramente entre os campos da revolução e da contrarrevolução e, assim, apoiar cada vez mais abertamente a luta travada por nossa classe para dar a si mesma uma liderança revolucionária e se constituir como uma força histórica mundial.

Sur la Communauté de lutte [Sobre as origens do GCI]