[O CURSO FOI REALIZADO EM 2020 /// SEM EXPECTATIVA PARA NOVAS EDIÇÕES]
Inscrição:
Datas: 07, 14, 21 e 28 de Novembro (Aos Sábados)
Horário: 14:00 – 16:00 horas
Encontros serão via Google Meet (O link será enviado no dia, através do e-mail inscrito)
Objetivo:
O objetivo desse curso de formação é refletir sobre alguns temas que consideramos relevantes para conhecer a relação entre educação formal e capitalismo na atualidade. Esses temas são: a essência da educação formal, a alienação do trabalho do professor, as dificuldades no ensino de epistemologia da educação, avanços e limites da educação formal burguesa, e a relação entre política educacional neoliberal e intensificação da exploração da força de trabalho.
Qual a relevância desses temas? Eles nos ajudam a perceber claramente a luta de classes que existe na sociedade capitalista e como esta se expressa nas relações sociais de educação formal. As instituições escolares reproduzem a ordem social, esta afirmação é fundamental para o combate à divisão social do trabalho e dos efeitos aviltantes sobre a classe produtora e outras classes subordinadas. A partir das leituras e do debate busca-se firmar a fundamentação de que a educação formal é inseparável da divisão do trabalho e, portanto, ambas precisam ser abolidas com a instauração de relações sociais emancipadas.
Roteiro:
1º Encontro: O que é educação escolar?
2º Encontro: Alienação do trabalho docente.
3º Encontro: Os limites das relações de ensino-aprendizagem no capitalismo.
4º Encontro: Política Educacional e exploração da força de trabalho.
Material de Estudo:
Olá, ainda tem vaga?
Sim. Pode se inscrever 😉
Sou acadêmica do curso de psicologia. Me surpreendo diariamente com os conteúdos disponibilizados sobre a psicologia socio-historica e principalmente pelos processos de subjetivação.
Meu conhecimento na matéria é baixo, assim os conteúdos disponibilizados, contribuem para meu aprendizado. Muito obrigado. Att: Lusineide.
Olá Lusineide,
O que ocorre na maioria dos cursos de graduação é um aprendizado superficial dos conteúdos dispostos nas grades curriculares. Por conta das condições precárias dos alunos, professores, pressão institucional por resultados imediatos, tempo escasso para o aprendizado, entre diversas outras determinações, acaba que o aprendizado durante toda a nossa graduação se torna bem limitado. Assim, sua reflexão é boa e pertinente. A psicologia sócio-histórica é um exemplo, entre vários outros, no que diz respeito às abordagens que podemos discutir na área da psicologia, mas que durante o curso são discutidas superficialmente.
Espero que esteja participando do curso e continue nos acompanhando.
Saudações!!
Gostaria de participar do curso
Olá Leonice, boa noite
Faça a sua inscrição no link indicado, por favor. Assim, registro o seu e-mail e em breve estarei mandando informações sobre o curso.
Grato!
Boa tarde. Me inscrevi no curso. As datas previstas para os encontros (07, 14, 21 e 28 de novembro) compreendem domingos, e não sábados, como consta. É isso mesmo?
Boa tarde Vinicius. Tudo bem? Nós fizemos esse curso no ano passado, 2020. Neste ano, 2021, não teremos o curso. Lamento informar que neste momento estamos trabalhando mais nas traduções e divulgação de artigos. Quem sabe no ano que vem possamos fazer um curso e aí eu aviso você.
Obrigado pelo comentário!!
Ah sim, entendi. Obrigado pela atenção. Aguardarei nova oportunidade.