Live Crítica Marxista: Capitalismo e Racismo: Instituições, Intelectuais e Políticas Reformistas Integracionistas – Cleito Pereira

No sábado, dia 04 de julho, realizamos um debate com o militante autogestionário Cleito Pereira sobre “Capitalismo e Racismo: Instituições, Intelectuais e Políticas Reformistas Integracionistas”. A live fez parte das atividades virtuais realizadas pelo Portal Crítica Desapiedada, visando a formação marxista nesse período de quarentena.

Data: 04/07
Horário: 15 Horas
Ative o lembrete da Live em nosso canal do Youtube

Sinopse:

O capitalismo se estruturou a partir da constituição de uma ideologia racial utilizada para submeter povos em outros continentes. Desse modo, o processo de colonização e a escravidão representaram o marco inicial da acumulação capitalista. Marx havia identificado isso quando afirmou que a acumulação capitalista estava marcada pelo sangue negro. Evidente que ele se referia a exploração capitalista nas colônias ao redor do mundo. Portanto, o racismo é inseparável do capitalismo. Instituições, intelectuais e o Estado são essenciais para compreendermos a formação e permanência da ideologia racial no capitalismo, seja no Brasil, seja no mundo.
O debate sobre o racismo continua presente no Brasil e no mundo. As políticas liberais implementadas desde a década de 1960 nos EUA e, posteriormente, no Brasil no final dos anos 1990 demonstraram que o movimento negro e as populações negras têm muito o que fazer quando se trata do combate ao racismo e da luta pela igualdade. Nesse sentido, a conjuntura atual de recrudescimento do racismo com a ascensão de grupos de extrema direita, neonazistas, fascistas, nacionalistas ao redor do mundo, coloca a importância do debate na atualidade.
Essa história de constituir uma sociedade sem racismo, mantendo as relações capitalistas é uma ideologia de certos liberais e da esquerda social democrata. Trata-se de implementar reformas que supostamente eliminaria o racismo, mas manteria o capitalismo. Esta é uma ilusão que unifica os liberais e os progressistas.

Para mais informações sobre o palestrante:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*