Entrevista com Jan Appel (1982) – Jan Halkes

Original in Dutch: Jan Appel – Het leven van een radencommunist

Última entrevista com Jan Appel
Uma vida a serviço do comunismo de conselhos

entrevista de Jan Halkes feita em 1982 e transcrição feita em 1985
publicado em holandês por Comsopolis 1986
traduzido para o português do Brasil, 2022

“Nunca pensei que fosse possível: produzir numa base capitalista, pagar o governo e manter vivos os desempregados. Mas quanto tempo durará, isso ainda está por ver”, disse o comunista de conselhos, Jan Appel, na sua última entrevista. Morreu a 4 de Maio de 1985 em Maastricht, na Holanda, com 94 anos de idade.

Jan Appel, nascido na Alemanha em 1890, foi um dos fundadores mais importantes do Comunismo de Conselhos. Na Holanda, nomes como Herman Gorter e Anton Pannekoek são mais conhecidos. Isto deve-se principalmente ao caráter extremamente modesto de Appel. Ele deu esta entrevista apenas na condição de que tratasse das suas experiências, e não da sua pessoa.

O Comunismo de Conselhos nasceu na revolução alemã de 1918 que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. A Europa estava um caos. Na Rússia foram travadas batalhas ferozes entre o Exército Vermelho revolucionário e os contras do “Exército Branco”, que foram apoiados por tropas de intervenção francesas, britânicas e americanas. Na Alemanha, os trabalhadores revoltaram-se, no início contra a guerra; mas logo estas revoltas se transformaram num movimento de conselhos de trabalhadores que ocuparam empresas antes de serem esmagados, muitas vezes de uma forma sangrenta.

Mobilização

Jan Appel tinha 24 anos de idade quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu em 1914. Como seu pai, ele era um membro ativo do SPD alemão. Como um trabalhador militante, ele também acreditava que o início da guerra mundial seria o sinal para uma greve revolucionária de todo o proletariado europeu. A Segunda Internacional Socialista já havia adotado uma moção nesse sentido, de Vladimir Lênin e Rosa Luxemburg em 1907.

“Lembro-me bem de como fui mobilizado em uma grande coluna de três ou quatro mil pessoas. É difícil dizer qual era o estado de espírito geral, mas nós, social-democratas, pensamos: ‘vamos primeiro colocar as mãos nas armas, depois veremos o que esta guerra vai dar’”

“Na véspera dessa mobilização, houve uma manifestação contra a guerra em Hamburgo com meio milhão a um milhão de pessoas. Eu também estava lá. Esperávamos que o SPD pedisse a sabotagem da guerra, que nós não participaríamos. Estávamos mais ou menos preparados para isso.”

“Mas enquanto marchávamos assim até o destino da mobilização, ouvimos dois ou três oficiais falando alto entre eles. Escutávamos com ouvidos atentos, porque não sabíamos o que mais estava acontecendo no país. Contaram um ao outro sobre o discurso do Kaiser Wilhelm no Reichstag, a declaração oficial de guerra. E que o Reichstag tinha apoiado essa declaração. Somente Karl Liebknecht havia votado contra. O resto do SPD votou com os conservadores. Isso foi um golpe para nós. Fomos deixados à nossa própria sorte. Se nos revoltássemos, seríamos fuzilados. Portanto, nada poderia vir de uma revolta ou greve geral nesse momento.”

“Em 1916, fui enviado para as trincheiras perto de Verdun. Sabe-se agora que dois milhões e meio de pessoas foram mortas ali em uma tentativa insana de conquistar a fortaleza. Pessoas loucas que comandaram milhões até a morte. Compreendi logo quando lá cheguei: ‘Você não sairá daqui vivo a menos que faça alguma coisa’. Eu também discuti isso com outra pessoa. Então eu simplesmente atirei em mim mesmo através da mão. Não lhes disse que fui eu e que foi de propósito. E foi assim que me afastei da linha de combate e voltei à minha profissão de construtor naval.”

Sacos de carvão

“Em dezembro de 1917, consegui um emprego como capataz no Vulkan em Hamburgo, um estaleiro naval com cem mil trabalhadores. Cinco submarinos estavam sendo construídos ali naquela época. Dois deles já estavam na água, apenas para serem acabados. Nunca chegou a ser concluído, porque os trabalhadores sabotavam o trabalho às escondidas. Afinal de contas, quando acabassem, eles teriam que ir para a guerra. Portanto, isso precedeu o que segue.”

Appel tem problemas com a narração, sua memória só sai em pedaços. Isso o incomoda, e sempre que ele para, fico com a sensação de que ele está prestes a tirar uma conclusão importante. Mas então ele pensa que é muito pouco importante. “Você pergunta, mas eu não sei se tenho uma resposta concreta”, suspira em seu holandês com sotaque alemão. Mas narrando a história de Hamburgo, ele está novamente cheio de energia.

“Numa segunda-feira, novembro de 1918, estávamos sentados com toda a equipe quando os camaradas de Kiel – que se deslocavam para cima e para baixo todos os fins de semana – chegaram e nos disseram que a frota alemã havia se rebelado e retornado. Imediatamente, éramos todos ouvidos.”

“A frota tinha recebido ordens do Kaiser para lutar pela vitória final sobre a Inglaterra. Dos portos de guerra de Kiel e Wilhelmshafen, partiram para a costa inglesa. O clima entre os marinheiros, especialmente os estocadores de caldeiras[1] – ainda eram navios a vapor, é claro – era mal. Eles sabiam: esta será nossa ruína, nunca poderemos vencer isto. Duas horas antes, já havia uma batalha marítima, indecisa, mas com grandes perdas de ambos os lados.”

“Algumas coisas já tinham acontecido. Em vez da bandeira alemã, os marinheiros tinham içado sacos de carvão vazios no mastro. Alguns marinheiros foram punidos por isso. Em protesto, os estocadores de caldeiras pararam os motores. Sem mais fogo, sem mais vapor. Então todos tiveram que vir para o convés. Sabiam quem tinha feito isso. O capitão, um barão ou algo assim, chamou alguns homens para a frente. Ele lhes disse que eram culpados de ‘negação de serviço em tempo de guerra’ e os abateu a tiro.”

“Mas, lá, estavam preparados: o capitão também foi baleado. Os oficiais foram apreendidos e detidos. Eles próprios tomaram o comando. Isso foi tão longe que todos os outros navios fizeram o mesmo. Portanto, deve ter sido combinado e preparado previamente. Pelos próprios marinheiros, porque não tinham partido nem sindicato. Deve ter sido segredo para os oficiais, pois eles não deveriam entender que seria o fim deles. Quando a frota retornou, o exército foi lançado sobre eles. Mas os navios tinham armas muito mais fortes, de modo que o confronto não deu em nada.”

Quadros

“Então, tudo isso foi dito por aquelas pessoas de Kiel. Nenhum de nós sabia nada sobre isso. Estávamos lá com uma equipe de vinte e quatro pessoas. Trabalhadores que estavam felizes por não terem que ir para a frente de guerra, assim como eu. Eles gostavam de mim porque eu era responsável pelo preenchimento das listas de trabalho para a taxa de peças. Possuía uma certa destreza para isso.”

“Então eu entendi, e os outros também entenderam, que esta era uma possibilidade para uma revolução. Porque se a frota tivesse começado, outros teriam que continuar. Eu era naquela altura membro de uma organização ilegal de pessoas do Partido Social-Democrata, que mais tarde formaria o partido comunista, KPD. Então eu disse: ‘Rapazes, agora é que é, está começando. Temos que chamar uma reunião aqui, na empresa, e pôr as coisas em movimento.’ E então outros se juntaram, de outras equipes, e eles disseram, ‘tenham cuidado, não vamos fazer isso abertamente. Se o tornamos público, eles têm poder sobre nós, e depois estamos ferrados.’

“Houve também vozes pedindo uma reunião de quadros. Foram portanto pessoas do sindicato dos metalúrgicos que disseram isso. De fato, foi assim que aconteceu. Mas ao mesmo tempo havia muitos trabalhadores que diziam ‘também quero estar lá, eu também tenho algo a dizer’. Assim, transformou-se numa ‘reunião de quadros’ de trezentas ou quatrocentas pessoas.”

“Apelei à greve, a uma greve geral também em outras empresas. Eu também não consegui pensar nada melhor tão prontamente. Houve resistência a isso: não podemos fazer isso, temos que contatar primeiro o sindicato e o partido em Hamburgo, eles têm que decidir.”

“Eu não entendia na época, mas agora entendo. Essas pessoas tinham medo de que ficássemos isolados. Eu não pensei nisso naquele momento. Agora que sou mais de sessenta anos mais velho, eu compreendo. Mas mesmo assim, se você ceder a esse medo, nada vai acontecer no final. Então eu disse: ‘Vamos encontrar voluntários para ir ao Besenbinderhof e levar adiante a proposta da greve geral’. O Besenbinderhof, aquilo era a sede da federação sindical em Hamburgo. Bem, todos concordaram com isso.”

“Agora, olhando para trás, eu penso, o que é uma greve geral? Isso também não é nada, não é? Não tínhamos armas, não tínhamos nada. Se tivéssemos uma força militar à nossa frente, o que então?”

Loucos

“Partimos com dezessete voluntários. Chegamos ao Besenbinderhof por volta das nove horas da manhã. Discussão. Não, isso não foi possível. Havia um senador da Câmara Municipal de Hamburgo que gritou: ‘Uma greve geral neste momento é uma ideia de loucos!’ Podes rir disso agora, mas nós estávamos lá e do lado de fora ainda não sabiam de nada. E ele era o senador, o homem do partido político que deveria liderar esta greve geral. Fomos enviados por treze mil pessoas para dizer isso. E ele nos deu uma bofetada na cara.”

“Mas nós sabíamos que tínhamos iniciado uma revolução. Se não a levássemos adiante, isso nos custaria a vida. Todos sabiam disso. E é isso que é preciso para que as pessoas levem adiante uma revolução.”

“Continuamos discutindo. Vários burocratas iam e vinham. Foi uma discussão sem fim quando de repente, por volta do meio-dia, grandes grupos de trabalhadores do estaleiro Bloom und Voss entraram no prédio. Eles também tinham sido informados entretanto e, ao contrário do Vulkan, não tinham decidido esperar. Invadiram o Besenbinderhof, por assim dizer. Nossa discussão terminou de vez.”

“Não podes imaginar a espécie de tempestade que passou pela cabeça de todas essas pessoas. É inacreditável o que é possível quando todos têm um estalo. Na Bloom und Voss, disseram que a revolta estourou no estaleiro de Vulkan. Depois precipitaram-se em grandes números para a gerência. E na cantina, eles jogaram as chaleiras pelas janelas da cozinha. A comida lá era muito ruim.”

“Estou te relatando isso para mostrar como, finalmente, essa mudança revolucionária acontece, como é difícil romper com uma certa ordem social. Não apenas nesta área, mas em todas as áreas. Vai ser preciso muito para que isso penetre na cabeça de todas as pessoas.”

“Num certo momento, os sindicalistas e os políticos no Besenbinderhof haviam desaparecido. Ninguém sentiu falta deles. Foi convocada uma reunião na grande sala de conferências do edifício. Não havia permissão para isso, mas já ninguém se lembrou de a pedir.”

“O grande salão estava completamente repleto de gente. Faziam-se discursos e, a certa altura, apareceram marinheiros com insígnias vermelhas em seus bonés. As pessoas que também queriam falar, tinham que subir sobre os ombros dos outros para chegar ao palco. Ao lembrar-me disso, ainda começo a chorar.” Jan respira fundo antes de continuar.

“Não se falou mais de uma greve geral. Essa etapa já havia terminado. Foi uma revolta. Agora havia pessoas suficientes que se atreviam. Mesmo que isso lhes tivesse custado a vida. Às delegacias de polícia: tomaram-nas de assalto e distribuíram as armas.”

Traição

A revolução alemã acabou fracassando. Os trabalhadores revolucionários acusaram a liderança do SPD de traição. O SPD tomou o poder do imperador que fugira para a Holanda. A república tinha sido proclamada e o SPD não queria permitir que movimentos de massa minassem o novo poder estatal.

A ala revolucionária do SPD decidiu então criar o KPD, o Kommunistische Partei Deutschlands, Partido Comunista da Alemanha. Jan Appel foi um de seus primeiros membros. Mas quando o KPD também escolheu a via parlamentar, ele se juntou aos fundadores do Kommunistische Arbeiter Partei Deutschlands (KAPD, Partido Comunista Operário da Alemanha). Aos olhos do KAPD, o KPD, por sua vez, tinha “traído” a classe trabalhadora.

Sessenta anos depois, Jan Appel já não recorre tão rapidamente a essa terminologia. “Éramos muito poucos. Afinal, muitos trabalhadores continuaram a acreditar na social-democracia, no parlamento. E os revolucionários não estavam suficientemente preparados para os problemas colocados pela revolução.”

“Acho que foi em Duisburg. A certa altura, fomos sitiados pelo exército. O governo exigiu que entregássemos nossas armas. Sabíamos que estávamos enfrentando uma força avassaladora. Contatamos nossos camaradas em Berlim e em toda a Alemanha para perguntar se poderíamos contar com a solidariedade deles. ‘Não podemos ajudar vocês’, disseram eles, ‘já não conseguiremos fazer as pessoas se manifestarem para isso’. Assim, resolvemos não usar as armas. O exército tomou a cidade e comportou-se horrivelmente. O que pensar então depois? Se sabe as consequências agora, se pensarmos na segunda guerra mundial …”

“Mas se vocês tivessem resistido, teriam sido massacrados sem sentido”, eu me oponho. “Nunca se sabe”, diz Jan, “talvez nosso ato desesperado tivesse reacendido o fogo revolucionário, os soldados teriam desertado, outras cidades teriam voltado a lutar. Nunca podes dizer isso com antecedência.”

Jan Appel estava no Ruhr quando o primeiro congresso do KAPD foi realizado em Berlim, em abril de 1920. O congresso decidiu apresentar uma queixa contra a traição do KPD junto ao Comintern, a Internacional Comunista com sede em Moscou. Jan Appel e Franz Jung foram nomeados como os emissários para entregar esta mensagem.

“Na Polônia, as tropas russas lutavam contra os exércitos poloneses e franceses. Portanto, a Rússia era praticamente inacessível por terra. Não tínhamos certeza de que a costa russa estivesse de volta às mãos dos bolcheviques, mas tínhamos lido uma pequena notícia de jornal que as tropas americanas teriam se retirado desta área.”

“Conhecia um camarada, Hermann Knufken, que era marinheiro na traineira[2] a vapor ‘Senador Schröder’. Ele concordou e a maior parte da tripulação se juntaria. Franz Jung e eu e outro marinheiro revolucionário embarcaram como passageiros clandestinos. Na altura da Helgoland, surgimos com nossas armas, destituímos o capitão e os oficiais e os trancamos no camarote[3] da frente.”

“Nosso plano era navegar ao redor da costa norueguesa e chegar ao porto russo de Archangelsk ou Murmansk. Perto de Hammerfest tivemos uma tempestade e uma forte nevasca e, além disso, tínhamos um mapa bastante ruim. Durante dez dias praticamente não dormimos.”

“Exatamente no 1º de maio de 1920, entramos no fiorde de Alexandrovsk, um anteporto de Murmansk. Aconteceu que as forças de intervenção americanas haviam deixado o local apenas pouco tempo antes. Em Murmansk, fomos bem-vindos como camaradas. Mas as circunstâncias eram complicadas. Quase não havia alimentação, disseram honestamente. A viagem de trem para Petersburgo levou três dias e meio, devido às condições caóticas no caminho.”

Doença infantil

“Em Petersburgo, tivemos uma reunião com Zinoviev, o presidente do Comintern. Em seguida, fomos à Moscou para uma recepção do comitê executivo do Comintern. Não me lembro exatamente o que foi dito ali. Mas, de qualquer maneira, não estavam entusiasmados. Não obtivemos uma resposta efetiva, exceto que seríamos ainda recebidos pelo próprio Lênin.”

“Isso também levou algum tempo, mas depois fomos realmente recebidos por Lênin. Ele tinha consigo o manuscrito ainda não impresso de seu folheto “Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo”. A partir daí, ele leu sua resposta em voz alta. Ele estava em total acordo com a liderança do KPD, do qual tínhamos acabado de nos separar.”

Em retrospectiva, Jan poderia ter se poupado ao trabalho. A brecha entre o comunismo de Lênin e o que mais tarde foi chamado de “comunismo de conselhos” já era intransponível.

Os comunistas de conselhos tomaram a ideia marxista de uma ‘ditadura do proletariado’ literalmente: os próprios trabalhadores deveriam estar no comando. Lênin e os grandes partidos comunistas da Europa Ocidental entenderam, ao contrário, o conceito como uma ‘ditadura do partido proletário’. “Enquanto as massas não tiverem chegado a esse ponto, o Partido Comunista, como uma vanguarda consciente, deve assumir a liderança na revolução”, escreveu um ideólogo leninista da época.

“O que era aquilo já podíamos ver na prática”, diz Jan Appel. “Em Moscou, tivemos todas as oportunidades de conhecer a situação de lá. Em 1920, houve muita discussão em Moscou sobre a situação dos camponeses. Porque os pequenos agricultores entraram em conflito com os regulamentos estatais. Eles se recusaram a produzir as quantidades prescritas por Moscou, argumentando que também queriam trabalhar para suas próprias necessidades. Estes camponeses foram presos e exilados na Sibéria. Exatamente em 1920, quando estávamos em Moscou. As pessoas discutiam isso entre si, duvidavam da decisão.”

“Essas eram questões revolucionárias da época. Lênin e seus camaradas usaram seu poder para isso. Eles mandaram as autoridades contra esse povo, os prenderam e os baniram para a Sibéria. O medo desse poder finalmente fez com que os agricultores obedecessem. Mas por causa disso, a agricultura na Rússia ficou para trás. Pensaram que poderiam produzir tantos cereais que todos eles poderiam comer. Mas mesmo agora [1984], ano após ano, o cereal é importado dos Estados Unidos”.

As discordâncias entre “leninistas” e “revolucionários” concentraram-se no Terceiro Congresso do Comintern, em julho de 1921. O KPD, seguindo Lênin, defendeu o trabalho nos sindicatos e no parlamento. Jan Appel defendeu a posição do KAPD.

Max Hempel é o pseudônimo pelo qual ele aparece na ata daquele congresso: “Agora que a revolução chegou, outras tarefas se apresentam. Devemos reconhecer que o antigo movimento operário está no caminho errado. Devemos travar uma nova e revolucionária luta e (…) assim dizemos, os comunistas devem conseguir que o proletariado se organize por empresa, por local de trabalho, com um objetivo muito explícito: tomar a produção, as forças produtivas, as fábricas, tudo isso em suas próprias mãos”.

Estava travando uma luta perdida. “O entusiasmo pela revolução russa ainda era muito grande”, escreve o historiador Wolfgang Abendroth sobre este período[4]. O congresso ordenou que o KAPD se juntasse ao KPD na luta sindical e participasse das eleições parlamentares. O KAPD decidiu então deixar o Comintern.

Das Kapital

Enquanto isso, Jan Appel ainda era procurado na Alemanha pelo rapto da traineira ‘Senador Schröder’. Ele passou a vida sob o pseudônimo de Jan Arndt. Às vezes, ele fazia discursos em público, mas depois ele tinha que sair rapidamente de lá. Isto correu bem até novembro de 1923.

“Fui apanhado por um roubo. Foi durante a ocupação militar do Ruhr pelas tropas francesas, inglesas e belgas. Quando o tratado de paz de Versalhes foi assinado em 1919, o governo alemão havia se comprometido a pagar uma dívida de guerra de dois milhões de marcos por ano em ouro. Em 1923, o governo alemão se recusou a fazer isso por mais tempo. Assim seguia a ocupação da área do Ruhr. O governo alemão convocou então uma greve geral na região do Ruhr. Os trabalhadores que eram elegíveis para isso recebiam subsídios.”

“Em nenhum lugar havia mais nada para se ter. A inflação foi terrível. O subsídio que recebia era de meio milhão de marcos por semana. Mas não se podia comprar nada com isso. Havia um grande mercado negro de dinheiro estrangeiro. Em Düsseldorf, as tropas vagavam constantemente pelas ruas para prender as pessoas que estavam negociando. Quando a polícia chegava, as pessoas jogavam suas mercadorias nos pórticos ou nos buracos das caves[5]. Quem tivesse jeito, poderia tirá-las de lá mais tarde. Isso era uma verdadeira anarquia. Desta maneira, consegui com outros apanhar – se me lembro bem – alguns queijos. Dividimos entre nós. Esse foi o roubo.”

Na prisão, Jan começou a ler o “Das Kapital” de Karl Marx. Em 1966, o cientista politico Hans Manfred Bock gravou uma pequena biografia em que Jan disse: “Esse livro me fez ver o mundo capitalista como eu, trabalhador revolucionário, não o havia visto antes. Como este mundo segue um desenvolvimento regulado pelas próprias leis intrínsecas e constrói lentamente sua própria ordem, supera as condições sociais do mundo pré-capitalista, desenvolve novas contradições dentro da sociedade capitalista.”

“Entendi como a sociedade capitalista expropria os trabalhadores de suas terras, de seus meios de produção e também do que eles mesmos produzem. A disposição destes, e por conseguinte, o poder de disposição sobre as pessoas que vivem nesta sociedade, vai parar em cada vez menos mãos.”

“Tínhamos que enfrentar o fato de que isto também se aplicava à Revolução Russa; que o Partido Comunista Russo exerceu um governo centralizado sobre os produtores despossuídos, com toda a força opressora de uma máquina estatal”.

Jan conseguiu prolongar sua prisão preventiva ao se opor repetidamente a ser transportado para Hamburgo. Lá eles queriam condená-lo pelo rapto da traineira “Senador Schröder”. Após 17 meses, foi para Hamburgo e foi condenado a dois anos e um mês, menos a prisão preventiva.

Holanda

Com um monte de notas, deixou a prisão no Natal de 1925. A situação política na Alemanha não tinha se tornado mais acolhedora para ele. Não conseguiu encontrar nenhum de seus antigos camaradas do KAPD. Três meses depois, a agência de empregos de Hamburgo ofereceu-lhe um emprego num estaleiro naval em Zaandam. Foi assim que ele foi parar na Holanda, em abril de 1926.

Um conhecido havia lhe dado o endereço de Henk Canne Meijer. O mal-estar no movimento revolucionário também levava a várias cisões na Holanda. Henk Canne Meijer foi a força motriz por trás do GIC, o Grupo de Comunistas Internacionalistas, que tentou reacender a luta até a Segunda Guerra Mundial. Jan Appel encontrou um acolhimento caloroso entre eles e suas notas da prisão se tornaram a ocasião para longas noites de discussão.

Em 1930, o GIC publicou a primeira edição do manuscrito de Jan Appel: ‘Os Princípios Fundamentais da Produção e Distribuição Comunista’. O livreto de 119 páginas foi concebido para fornecer uma elaboração concreta do conceito marxista de “tempo de trabalho socialmente médio”. Estabeleceu as bases teóricas para uma sociedade sem exploração, com remuneração igual para todos, de acordo com o número de horas trabalhadas.

Segunda Guerra Mundial

Apesar de sua teoria, a prática do GIC não foi muito além da realização de noites de discussão, do funcionamento da máquina de stencil e da distribuição de panfletos. Na Alemanha, Hitler chegou ao poder.

Não demorou muito para que o Judiciário alemão solicitasse a extradição. “Em abril de 1933, fui chamado à polícia de estrangeiros de Amsterdã. O Comissário Stoet da Polícia de Estrangeiros ajudou muito, ele me aconselhou a recorrer. O recurso foi rejeitado porque a Holanda ‘não podia recusar o pedido de uma nação amiga’. Stoet me deu então quinze dias ‘para resolver meus assuntos pessoais’. A sugestão era clara, Jan Appel voltou para a clandestinidade, desta vez sob o nome de Jan Vos.

“Acostumei-me a isso. Eu sabia o que significava, a qualquer momento alguém poderia colocar uma mão no meu ombro e dizer: Venha comigo. Mas eu simplesmente continuei”.

Não era assim tão ‘simples’. Jan participou plenamente na resistência ilegal contra a ocupação alemã na Holanda de 1940 – 1945. Ele se juntou ao grupo de Sneevliet, que continuou mesmo após a sua execução. Como uma pessoa clandestina, o próprio Jan deu abrigo a outras pessoas clandestinas.

A clandestinidade havia se tornado uma segunda natureza para Jan a tal ponto que, após a libertação da Holanda, ele não viu a necessidade de legalizar-se. “Então teria que pagar impostos novamente”, brincou ele. Mas em 1948, ele foi atingido por um caminhão militar e teve que ir ao hospital com uma fratura da base craniana. Isto o obrigou a sair da clandestinidade.

Ele acabou novamente com o Comissário Stoet. O fato de ele, um alemão, após a libertação continuar na clandestinidade, era suspeito. Stoet o aconselhou a recolher testemunhos sobre suas atividades na resistência. Vinte e três declarações brilhantes lhe deram sua autorização de residência de volta. Mas a licença era temporária e Jan teve que prometer não se envolver na política. Ele se absteve de solicitar a naturalização quando se descobriu que seu volumoso dossiê de antes da guerra ainda estava na posse deles: “Eles sabiam de tudo”. Somente em 1969, Jan recebeu uma autorização de residência por tempo ilimitado.

Apesar da proibição da atividade política, a casa de Jan Appel continuou como um lugar de reunião para os comunistas de conselhos. Especialmente depois das revoltas estudantis de 1968 – Jan e sua esposa Lea tinham se mudado entretanto para Maastricht – muitos jovens radicais o visitaram lá.

“Às vezes ainda acompanho as notícias sobre como a economia está se desenvolvendo em vários países. Há muitas diferenças. É evidente que as pessoas no comando da vida econômica querem que as pessoas possam conviver com o capitalismo. Eles próprios dizem isso.”

“Nunca pensei que fosse possível: produzir numa base capitalista, pagar o governo e manter vivos os desempregados. Afinal, isso é possível. Mas quanto tempo durará, isso ainda está por ver.”

“Minha esposa leu para mim no outro dia, esqueci o número exato, cerca de 31 ou 41 por cento vivem de subsídios. Que a economia capitalista pode pagar por tudo isso sem que essas pessoas produzam qualquer valor. Eles podem manter isso por quatro ou cinco anos? Posso ver que é muito diferente de vinte ou trinta anos atrás. Não ousam colocar quase todos no desemprego e dar-lhes quase nada para comer, ano sim, ano não. Eles sabem que não podem continuar assim.”

“Quer sejam social-democratas, liberais ou conservadores, eles sempre falam de coisas que precisam ser feitas, no parlamento e no governo. Mas aparentemente não há plano, existem apenas os planos capitalistas onde um tanto de dinheiro é investido para conseguir tanto. Ou eles fazem algo de vez em quando, em extrema necessidade. Nesta base instável, ainda funciona.”

“Muitas pessoas pensam agora que estamos caminhando para outra guerra mundial. Sim, ouve-se muito isso. Mas por que uma terceira guerra mundial? É fácil para nós dizer isso pois é a isso que estamos habituados. Mas não é necessário.”

“A questão de como uma revolução comunista ou socialista deve encarar-se ainda não foi tentada, ainda não estamos neste ponto. O importante é que haja uma consciência em grande escala entre os trabalhadores de que eles devem assumir o controle de sua própria organização de vida e construí-la. Assim como uma organização de poder. Eu também não sei a resposta para isso. A história vai dizer.”


Os “Princípios Fundamentais da Produção e Distribuição Comunista” de Jan Appel é uma das mais importantes teorias do comunismo de conselhos. Karl Marx estava principalmente preocupado em descrever a situação real sob o capitalismo. Ele não chegou a descrever como deveria ser derrubado, porque o movimento operário no século XIX ainda não estava pronto para fazê-lo. Jan Appel viu nas ocupações industriais da revolução alemã de 1918 – o “Movimento dos Conselhos” – um indício de como esse derrube deveria ocorrer. Em qualquer caso, diferente do capitalismo estatal de Lênin.

“O trabalhador russo é um trabalhador assalariado, ele é explorado”, dizem os ‘Princípios Fundamentais’, “e ele tem que lutar por seu salário – contra o aparelho mais poderoso do mundo”.

“A abolição do trabalho assalariado. É disto que todos os pensamentos emanam. E a nossa investigação nos leva a concluir que os trabalhadores, chegados ao poder em movimentos de massas, só podem reter esse poder político se abolirem o trabalho assalariado na vida econômica, tomando o tempo de trabalho como eixo central em torno do qual se move a vida econômica.”

Para Jan Appel, uma sociedade sem exploração é nas palavras de Karl Marx uma “associação de produtores livres e iguais”. Em tal sociedade, os “empregadores” são supérfluos e os próprios “empregados” tornam-se produtores.


[1] O estocador de caldeiras é uma profissão extinta. Trata-se do homem que enche de carvão o forno da caldeira do barco a vapor. [Nota do Crítica Desapiedada]

[2] Traineira é uma pequena embarcação de pesca, com a popa reta, destinada a utilização de redes como instrumento para capturar peixes. [Nota do Crítica Desapiedada]

[3] O camarote é um pequeno quarto do navio para alojamento de oficiais e passageiros. [Nota do Crítica Desapiedada]

[4] Sozialgeschichte der europäischen Arbeiterbewegung, Suhrkamp Verlag, pág. 99.

[5] Cave, em português de Portugal, designa aquele andar que fica abaixo dos prédios ou casas, também designado no Brasil de “subsolo”. Em Portugal, é muito comum que as casas e prédios tenham “caves”. [Nota do Crítica Desapiedada]

A tradução foi realizada a partir dos documentos disponíveis em: Jan Halkes (1985), Parte IParte II, na sua versão corrigida em 2022.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*